DAGRO
DIVISÃO DE AGROTECNOLOGIA
A Divisão de Agrotecnologia do CPQBA possui duas linhas de pesquisa: fitotecnia e domesticação e melhoramento, ambas focando principalmente plantas medicinais, aromáticas e cosméticas. Na primeira linha de pesquisa, são realizados estudos agrícolas para o desenvolvimento de técnicas de cultivo de plantas exóticas de importância econômica que ainda não são cultivadas no país, ou que já são cultivadas mas poderiam ser melhor exploradas. Na segunda linha de pesquisa, espécies selvagens brasileiras são domesticadas e melhoradas para que o produtor rural possa contar com material genético selecionado (clones, linhas puras e populações) com boas características agrícolas e químicas. São objetivos destas linhas de pesquisas disponibilizar ao agricultor técnicas e material genético selecionado para que espécies medicinais, aromáticas e cosméticas possam se tornar opções agrícolas, oferecendo à indústria de transformação matéria prima de qualidade, em quantidades previsíveis, contribuindo com a cadeia produtiva de forma sustentada. Integrada com estes objetivos, a Divisão de Agrotecnologia do CPQBA gerencia uma coleção viva de plantas medicinais e aromáticas com mais de 500 espécies, que conta com herbário e banco de sementes. A Divisão possui ainda bancos de germoplasma de espécies como Maytenus ilicifolia, Maytenus aquifolia, Varronia verbenacea, Mikania glomerata, Mikania laevigata, Stevia rebaudiana, Pfaffia glomerata, Phyllanthus niruri, Phyllanthus amarus, Baccharis trimera, Achyrocline satureioides, Fridericia chica e Hebanthe eriantha.
Para que a missão do CPQBA possa ser alcançada, a Divisão de Agrotecnologia conta com laboratório de cultura de tecidos, viveiros, campo experimental, equipamentos e máquinas agrícolas, sistema de irrigação, destiladores industriais, secadores e, claro, recursos humanos empolgados com o trabalho que realizam.
LINES OF RESEARCH
ON-DEMAND SEARCH
- Fitotecnia e domesticação e melhoramento, ambas focando principalmente plantas medicinais, aromáticas e cosméticas;
- Estudos agrícolas para o desenvolvimento de técnicas de cultivo de plantas exóticas de importância econômica;
- Estudos agrícolas de espécies selvagens brasileiras visando a domesticação e melhoramento, para que o produtor rural possa contar com material genético selecionado (clones, linhas puras e populações) com boas características agrícolas e químicas;
- Gerenciamento de uma coleção viva de plantas medicinais e aromáticas com mais de 500 espécies, que conta com herbário e banco de sementes;
- Clonagem de plantas medicinais e aromáticas de elite através de técnicas de propagação clonal via cultura de tecidos vegetais e métodos de estaquia.
- Produção de mudas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares nativas e exóticas;
- Extrações de óleos essenciais (cleavenger, dornas de arraste a vapor de 50 a 800 kg);
- Fornecimento de material vegetal (folhas, caules, raízes) padronizado e beneficiado;
- Implementação de ensaios agrícolas em campo experimental;
- Assessoria e consultoria na área de agrotecnologia de plantas medicinais e aromáticas.